22 de outubro de 2007

Festejar vitórias da direita

Os liberais ganharam as eleições legislativas na Polónia. Mesmo sendo um partido de direita e estando longe, muito longe, da defesa do modelo social europeu, a Plataforma Cívica não é ultra-conservadora. É, por isso, "menos má" do que o Partido Direito e Justiça dos gémeos Kaczynski. Devemos, agora, deixar de assistir a episódios ridículos, como a proibição de passagem dos "Teletubbies", porque o elemento de cor roxa induzia a homossexualidade, e outros que tais... O novo primeiro-ministro, Donald Tusk, prometeu também retirar os soldados polacos do Iraque e realinhar o país com a UE. Alegremo-nos com isso!
No entanto, se Jaroslaw Kaczynski, o primeiro-ministro cessante, ficou arredado da cadeira do poder, o seu irmão, Lech Kaczynski, mantém-se na presidência da República até 2010, pelo que é de prever que tente bloquear o trabalho do novo governo. O semi-presidencialismo tem destas coisas, sabemo-lo bem.
Uma nota de pesar: a esquerda conquistou apenas a terceira posição nestas eleições... A aliança Esquerda e Democratas, que unia os partidos do centro-esquerda, ficou atrás do partido dos Kaczynski, que foi a segunda força política mais votada e vai, assim, chefiar a oposição. Não conheço suficientemente o actual contexto polaco para fazer análises profundas, mas mesmo tendo em conta a sua História, parece-me que um país que prefere um liberalismo duríssimo (que é o que aí vem) E um conservadorismo assustador é um caso preocupante...

2 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmente efeitos da Ex-URSS levam os Polacos a fugir do Socialismo como o diabo da cruz.

E já agora Ana Rita.. desde quando é que a posição Europeia é contra a invasão do Iraque????

Um pouco mais de rigor p.f.f.

:)

Ana Rita Ferreira disse...

Pedro,
eu disse que Donald Tunsk prometeu "retirar os soldados polacos do Iraque e realinhar o país com a UE", ou seja, prometeu duas coisas. Diferentes. Uma não é sinónimo da outra.
Acho que fui rigorosa.
:)