18 de dezembro de 2007

A vítima que telefone!

"...proposta, apresentada esta semana no Parlamento pelo secretário de Estado da Presidência, Jorge Lacão, para, nos casos de violência doméstica, em vez de aplicar pulseiras electrónicas nos agressores identificados (de forma a evitar a sua aproximação da vítima), distribuir pelas vítimas um telemóvel com ligação directa a uma centro de atendimento especial." (DN)

Pois claro! As mulheres já anteriormente agredidas é que têm que avisar se correrem novos riscos, não são os homens agressores que têm de ser controlados para não repetirem o crime! Eles ficam à vontade para voltarem a tentar agredir, elas que telefonem se estiverem novamente em perigo! Eles são livres, a elas cabe-lhes a responsabilidade do não agravamento da situação!
Que palhaçada...
Tratar desta maneira leviana um problema destes, deixa-me envergonhada... Como é que um governo de um país europeu, democrático e desenvolvido trata desta forma deturpada vítimas e criminosos?

6 comentários:

Anónimo disse...

E se o governo não fosse europeu?

Ana Rita Ferreira disse...

medidas destas espantar-me-iam sempre. espantam-me mais na europa, porque há cá uma linguagem associada aos direitos humanos que não encontramos noutros locais. digamos que, na europa, temos ainda menos moral para aplicar este tipo de medidas, porque discursamos constantemente sobre os seus efeitos maléficos.

samuel disse...

E isso é se não forem elas as culpadas pelo facto de serem agredidas... sei lá... uma camisa mal passada, uma sopa de feijão com sal a mais, uma derrota no futebol...
Nesses casos nem devia "de" haver telemóvel p'ra ninguém!

aguiaalice disse...

País democrático?
Vivemos num pais democrático? Julguei que viviamos num país de terceiro mundo, onde as mulheres não têm direitos. Mas ... a culpa é das mulheres, obviamente.
Num país democrático, civilizado, há mais mulheres capazes de serem "Ministras" de um Governo; há mais mulheres em lugares de topo na sociedade;há mais mulheres nas hierarquias de topo das empresas do país;
Também são as mulheres as culpadas de eventual violência doméstica!Tenham os telemóveis com saldo e com a bateria carregada e nada de mal lhes acontecerá!Para serem tratadas como seres humanos de plenos direitos terão de pedir ajuda, basta um simples telefonema!
Que os HOMENS nos ajudem!

Anónimo disse...

aguiaalice,

Pode ser que um dia até consigam estacionar um carro.

Anónimo disse...

anónimo,

vou pedir ao Pai Natal como presente:
- que as mulheres consigam um dia estacionar um carro;
- que muitos, muitos homens também!

Aproveito para desejar um optimo Natal aos responsáveis deste blog fantástico, e a todos os que o visitam.