15 de janeiro de 2008

Comparação com os candidatos americanos

A nossa blogosfera anda, desde há algum tempo, entusiasmada com as eleições nos EUA, mas, por aqui, ainda não houve qualquer referência ao assunto...
Bom, aqui vai: um teste, que nos permite compararmos as nossas posições políticas com as dos candidatos norte-americanos!
Eu (sem grande surpresa...) sou economicamente mais à esquerda e socialmente mais progressista do que todos os candidatos. Mas estou próxima, bastante próxima, de Obama.

5 comentários:

OS disse...

Eu também fiquei mais próximo desse senhor. Com alguns temas a 100% de concordância: National Defense, Guns, Iraq e ainda Terrorism...

Igor Caldeira disse...

Fiz o teste aqui há uns dias e fiquei economicamente ao mesmo nível da Hillary, e socialmente próximo de Obama, embora globalmente mais próximo do segundo.
No entanto, mantenho que Hillary é a melhor candidata. Para levantar aquela economia, a equipa Clinton é a melhor resposta.

Ana Rita Ferreira disse...

Achas Igor? Talvez tenhas razão, mas, do ponto de vista social, não confio tanto nela quanto em Obama ou mesmo Edwards...
De qualquer forma, ficarei muito feliz no dia em que uma mulher (democrata, claro) ocupar a Casa Branca. Critiquem-me a irracionalidade, que eu não me importo nada :)

Igor Caldeira disse...

Se reparares, ela é quem está mais à Esquerda, do ponto de vista económico. Parece estranho, porque estamos habituados a pensar que ela é a candidata do sistema.
Ao nível dos costumes, eu prefiro alguém que seja constante e abra caminho a alguém que prometa muito.
Num país como os EUA, as coisas são mais complexas do que eleger um presidente.

Quanto à irracionalidade, não te posso criticar porqu sofro da mesma inclinação. O que eu daria para ver uma mulher à frente dos EUA...

Ana Rita Ferreira disse...

Mas o facto de ela ter apoiado a guerra do Iraque não deixa de ser um contra fortíssimo. É até assustador relativamente ao futuro da política externa americana, caso ela venha a ser presidente... Assim como o facto de, posteriormente, ter defendido a retirada das tropas de uma forma algo irresponsável...