4 de março de 2008

Razões para as dificuldades de Hillary?

"A mim não me agrada nada votar por uma mulher..." - eleitor democrata.

"Eu acho que as mulheres não têm nada que se candidatar a cargos políticos." - eleitora (sim, mulher...) republicana.

"Acho que o país está quase preparado para ter uma mulher presidente, mas ainda não..." - outro eleitor democrata.

(hoje, no Público)

Independentemente da avaliação do passado político e dos actuais projectos dos dois candidatos democratas, não tenho dúvidas de que esta é uma das verdadeiras razões para as dificuldades que Hillary Clinton enfrenta: o machismo ainda entranhado nas sociedades ocidentais. Há muita gente a não votar Hillary, simplesmente porque se trata de uma mulher, por se considerar que, por ser mulher, não está preparada para exercer o cargo.

PS - Sim, Obama é negro e também deve haver quem deixe de votar nele por essa outra ignóbil razão. Mas também não tenho dúvidas que o machismo está muito mais enraizado do que o racismo. Daí que o caso de Hillary seja, desse ponto de vista, mais acentuado, logo, mais preocupante.

4 comentários:

Igor Caldeira disse...

Eu também digo o mesmo. A única resposta que eu encontro para todo este anti-hyllarismo (especialmente quando os democratas se recordam de Bill Clinton com grande aprovação) reside no machismo enquistado socialmente.
Já o tinha dito: o problema de Hillary Clinton não é ser uma Clinton - é ser Hillary.

Anónimo disse...

Mas que interessa se os USA são governados por uma mulher por um preto ou por um idiota chapado que está no momento a exercer.
Quem manda é o grande capital + o complexo industrial-militar e o resto são cantigas.
Desde os tempos biblicos de Abel e Caím, quem tem a força é que ganha !
Já viram algo diferente ?? Eu não !

Anónimo disse...

Que opinião mais reacionária.
Já agora,medite sobre a presidência de Bill Clinton.
A utilização da força,caro anónimo,
é anterior ao tempo mencionado.
Antes desses tempos biblicos, já se utilizava a força.(ex:a civilização egipcia é anterior a Abel e Caim,bem como outras civilizações sediadas na antiga mesopotâmia).

Anónimo disse...

Não concordo. Até se tivermos em conta o racismo crónico dos Sulistas, Obama e Hillary até nisso estão em pé de igualdade.