29 de fevereiro de 2008

O primeiro caso

"Um agrupamento escolar em Leiria está a usar como critério na avaliação dos seus professores o facto de verbalizarem a insatisfação face a mudanças no sistema educativo, denunciou hoje o líder do Bloco de Esquerda.
“Verbaliza a sua insatisfação/ satisfação face a mudanças ocorridas no Sistema Educativo/ na Escola através de críticas destrutivas potenciadoras de instabilidade no seio dos seus pares” é um dos indicadores incluídos no critério da “dimensão ética” para a avaliação dos professores no agrupamento escolar Correia Mateus, em Leiria, segundo Francisco Louçã." (Público)

Começa a oficialização da censura à liberdade de expressão... Se, até aqui, havia clima, agora o medo começa a ter reais razões de ser.
E - perdoem-me o desabafo - tinha que começar em Leiria...

5 comentários:

psergio57 disse...

Realmente Leiria tem uma marca indelével de reaccionarismo. Deve ser da proximidade do santuário de Fátima...

A Ministra veio dizer que esse item da avaliação da componente ética tinha sido uma proposta do Conselho Executivo da Escola EB 2,3Dr. Correia Mateus(P'S')recusada pelo Conselho Pedagógico. Isto é uma falácia sabendo que, há já algum tempo, o C.P. não tem nenhum poder deliberativo, funcionando apenas como orgão consultivo do C.E.; situação que se agravará com o novo modelo de gestão em que os seus membros serão escolhidos pelo Director...

A efectivação desta política 'socialista' representa um retrocesso de 34 anos na Escola Pública democrática e é bem a imagem do seu chefe.

Anónimo disse...

Só não percebo uma coisa....
Que querem os profs. ?
Dar faltas sem que lhes decontem no vencimento ?
Não querem ser avaliados e por isso , são todos muita bons ?
Ganhar uma pipa de massa e dar 10 horas/semana ?
Não ter chefe a quem dar contas do seu trabalho....??
EU TAMBÉM QUERO SER PROF....!!!!
Podem recuar o tempo que quiserem , mas deixemo-nos de mordomias e de pagar a pançudos...

serotonina disse...

o que querem os professores?
querem ser avaliados de forma justa, que a escola ao lado não tenha critérios diferentes, que a progressão na carreira se faça para todos os professores que sejam muito bons e excelentes e não só a quota de 5%. Que, neste momento, os deixem trabalhar com os miúdos e não os obriguem a ficar horas intermináveis nas escolas a criar grelhas e mais grelhas.
Os professores não se importam de passar as 35 horas na escola desde que para isso, não tenham que levar trabalho para casa.
os professores querem fazer um trabalho digno com os seus alunos. Só isso!

Anónimo disse...

Não questiono os direitos dos Professores, mas não os oiço a falar de deveres.
Falam em trabalhos para casa?!
os alunos depois de passarem o dia na escola, tem ainda pela frente uma longa série de TPC.
como é que arrajam tempo para se prepararem para os testes?
os pais educam, os profesores ensinam.Infelizmente constato como pai, que além de educar também tenho de ensinar, pois os ditos Professores não perceberam ainda que têm uma grande deficiência no que respeita à pedagogia.
No meu tempo, havia professores de referência.Onde estão os de hoje?provavelmente são aqueles que estão fartos de aturar meninos mal comportados, que não têm educação em casa.Anda tudo baralhado.
Já agora, o que é no dia de hoje um professor exigente?
A escolha da profissão de professor,é um acto livre ou uma obrigação do destino?
Quando alguém vai para o ensino,não sabe as suas responsabilidades e obrigações?
Temos os nossos filhos bem entregues!!!!
P.S.- Atenção.Ainda há muitos e bons professores.As minhas opiniões são para aqueles que se enganaram na profissão escolhida.

Anónimo disse...

Como será a vida de um mineiro?