2 de outubro de 2007

Margem Esquerda

Tem havido alguns comentários sobre o nome do nosso blog, nos quais os autores nos dizem que não temos legitimidade para nos denominarmos “Margem Esquerda”, dado já existir um blog com o mesmo nome. Que nós saibamos, não existe um, existem dois blogs (de política, porque ainda há os das margens esquerdas dos rios…) com o mesmo nome que nós.
Mas, então, porque escolhemos um nome que já existia na blogosfera?
Porque um dos blogs de nome “Margem Esquerda” está inactivo desde 2004 (um dos últimos posts foi mesmo sobre o Europeu de futebol, realizado cá, em terras lusas), logo, apesar de continuar on-line, parece-nos que deixou o seu título “livre”.
E porque o outro blog com o nome “Margem Esquerda” é publicado em Aveiro e versa, principalmente, sobre questões relacionadas com essa cidade, logo, não pretende abranger o mesmo público, nem tratar os mesmos temas que nós. Ou seja, embora haja, por vezes coincidências de temas (as eleições do PSD são demasiado apetecíveis…), os dois blogs não se confundem, pelo que, para os nossos objectivos, o título mantém-se “livre”.
Podem ainda existir outros "Margem Esquerda" na blogosfera. Não sabemos. Mas mesmo que assim seja, não achamos esta repetição de nomes dramática...
Assim, podemos concordar que o nome “Margem Esquerda” pode não primar pela originalidade, mas não achamos que tal constitua um problema. Pelas razões que já expusemos e ainda outra: porque nós nos situamos na margem esquerda da política, margem em que se encontram, felizmente, muitas outras pessoas.

5 comentários:

Anónimo disse...

Como é evidente, não há marcas registadas nem nomes protegidos na blogosfera, pelo que não há qualquer razão para queixas.

Ainda assim, eu acharia que um nome mais bonito seria "margemn de certa maneira", como o disco do José Mário Branco.

Luís Lavoura

Anónimo disse...

Acho bem, e nada ofensivo, que este novo blog tenha o mesmo nome de outros, sobretudo se esses outros tiverem características diferentes.Margem esquerda é um nome apelativo, bonito, e que diz muito sobre o que se pretende. E é música para os ouvidos de quem está, como eu, sentado nessa margem à espera de águas mais limpas.

CHEVALIER DE PAS disse...

Meu caro tenha cuidado! anda por aí muito boa gente com os braços cruzados...

Anónimo disse...

Impossível incluir-vos na lista de blogs. Embora isso fosse do meu agrado, não posso ter dois com o mesmo nome.
Abraço.

Anónimo disse...

Eu sei que anda aí muita gente de braços cruzados - e é pena. Mas de quem é a culpa? Há tempos em que só apetece cruzar os braços. Mas como eu nunca fui de os cruzar à espera seja do que fôr, estou à espera de águas mais limpas,mas a tentar agitá-las, a ver se correm mais depressa.