De Marx a Giddens,
passando por Bernstein, Callinicos e Rawls. Faremos como fez Hayek, explicando porque não somos
(e não devemos ser) conservadores. E, já agora, porque
preferimos a margem esquerda da vida.
Talvez porque foram os liberais os primeiros a assentarem na margem esquerda da política. Talvez porque a margem esquerda esteve, durante tanto tempo, conotada com o marxismo-leninismo, que, actualmente, já não encontra proletariado para fazer a revolução. Talvez porque o centro-esquerda de hoje oscila entre o piscar de olho aos partidos à esquerda dos PCs do mundo e o abraço ao neoliberalismo que regula o mundo. Talvez porque o partido de Lenine se chamava "social-democrata" e o de Sócrates se chama “socialista”. Talvez por tudo isto, é difícil percebermos e definirmos a esquerda dos nossos dias. Ou não. Talvez a margem esquerda seja tão alargada que permita contributos diversificados... De Marx a Giddens, passando por Bernstein, Callinicos e Rawls. Faremos, por isso, como fez Hayek, explicando porque não somos (e não devemos ser) conservadores. E, já agora, por que preferimos a margem esquerda da vida.
"O líder do CDS-PP escolheu o advogado Garcia Pereira para o defender no processo judicial contra o ministro da Agricultura, Jaime Silva..." (Público)
2 comentários:
Anónimo
disse...
Dª Ana: A Senhora espanta-se de quê ? O Durão Barroso era do MRPP. Muitos do CDS quando os papás os punham na Universidade eram do MRPP. Não sei porquê a admiração ! Há muitos outros, mas são de menor importância, Por exp. sindicalistas e olhe que a lista é extensa.
Ser do MRPP aos 18 anos é normal.aos 50 anos tenho dúvidas.Faz-me lembrar certos politicos,que demoraram décadas, para perceber que o sistema politico da URSS não servia. parece que o "poder" os convenceu o mudar de opinião.Ex: Zita Seabra
2 comentários:
Dª Ana:
A Senhora espanta-se de quê ?
O Durão Barroso era do MRPP. Muitos do CDS quando os papás os punham na Universidade eram do MRPP. Não sei porquê a admiração !
Há muitos outros, mas são de menor importância, Por exp. sindicalistas e olhe que a lista é extensa.
Ser do MRPP aos 18 anos é normal.aos 50 anos tenho dúvidas.Faz-me lembrar certos politicos,que demoraram décadas, para perceber que o sistema politico da URSS não servia.
parece que o "poder" os convenceu o mudar de opinião.Ex: Zita Seabra
Enviar um comentário