14 de março de 2008

E que tal cada um de nós decidir sobre isso?

"PS quer proibir colocação de “piercings” na língua" (Público)

E ainda hão-de conseguir chegar à alimentação. Havemos de ter todos o corpo que este governo achar ser o melhor para nós. O nosso físico traçado a régua e esquadro. E a liberdade individual no meio disto?

15 comentários:

serotonina disse...

Exactamente, cada um de nós deve puder decidir o que fazer com o corpo. querem-nos formatados, é o que é.

Anónimo disse...

Não concordo (para além de que o governo, qualquer governo, não ter nada com o assunto). Porque temos de reconhecer, com boa racionalidade, que todas essas tatuagens em moda são HORROROSAS!!! Dá-me uma tristeza tão grande quando vejo uma ou um jovem com esses «brincos» horríveis à vista, nas suas partes até as mais sensíveis, que nem vos digo nem vos conto. É desfear ou mutilar o próprio corpo, não é embelezá-lo. E então aparecem os perigos de infecções graves... A proibição responde a isto!

Ana Rita Ferreira disse...

eu também não gosto, mas a minha opinião estética não interessa nada.
e julgo q as pessoas têm que estar avisadas sobre os cuidados a ter, de forma a evitar infecções. concordo que se regulem estas práticas para que não se continue a assistir a piercings e tatuagens de vão de escada.
mas proibir?! proibir uma prática que só diz respeito a quem a faz? que só embeleza ou torna mais feio quem a faz?! proibir uma liberdade pessoal que em nada prejudica a liberdade do outro?! acho exagero... e um caminho que não interessa percorrer.

ps - e também vou achar gira a fiscalização! :)

Helena Henriques disse...

Ora bolas! A contrario teria de fazê-las, já repararam? Não faz sentido nenhum.

Anónimo disse...

Já viram e leram que a Ana Rita diz do PS, o que MAFOMA não disse do toicinho ?

Kruzes Kanhoto disse...

O governo sé quer o nosso bem e que sejamos bonitos.

Anónimo disse...

http://palcopiniao.blogspot.com/search/label/C%C3%82MARA%20MUNICIPAL%20DE%20COIMBRA%20URBANISMO

DIVULGUE ESTA ILEGALIDADES

OBRIGADO

Anónimo disse...

Assim como não podemos por lei cometer suicidio, só a simples tentativa é punida por lei, também deverá ser proibido efectuar auto mutilação e porquê ?
Se apanham infecções a auto mutilar-se, lá estamos todos nós a pagar para um cromo qualquer estar a instalar aros metálicos onde muito bem entende !!
Então não estamos todos contra as excisões que em África se fazem às crianças ( e cá também ) e agora, só queremos liberdades para parvoices.... digo eu !!!!

Unknown disse...

Só só faltava mesmo dizerem que é um atentado à moral e aos bons costumes...
Todos temos livre descernimento e como tal a capacidade de fazernos as nossas próprias escolhas.
Independentemente dos gostos pessoais, perspectivas de vida e ideais, existe um direito consagrado na CRP (Constituição da República Portuguesa), no seu art. 37º, que se designa por LIBERDADE DE EXPRESSÃO! Como tal, não admito, enquanto sujeito de direitos que sou, que "meia dúzia de gatos pingados" venham dizer o que posso ou não fazer com aquilo que me pertence apenas, e só, a mim própria: o meu corpo!

Anónimo disse...

Pronto, lá temos as radicais que queimam a langerie...é muito bonito colocar ferragens na lingua pra fazer um bom ??? felátio ou um bom ?? cunnilingus, infectar como acontece a muito boa gente e depois vão ao hospital e aí entra o meu IRS a pagar a liberdade das meninas (os ) prá frentex !!
Faça do seu corpo o que quiser, desde que não seja eu a pagar posteriormente... e gatos pingado era o seu vôvo... tá ??
Não querem lá ver a pindérica !!!!

Anónimo disse...

loladas....
Pois mais uma polémica...no referendo para aprovar a lei da interrupção voluntária da gravidez (o ABORTO), a principal questão era o da liberdade das mulheres de fazerem o que quiserem com o seu corpo, assim já que o aborto existe, escolheu-se legalizá-lo por razões de saude pública e o direito da mulher de decidir o melhor para si.
Pelos vistos, de repente, ficámos todos atrasados mentais, e não somos mais capazes de, conscientemente, fazer um piercing ou uma tatuagem. Quem o faz é um irresponsável, egoista que põe em causa a lógica de Portugal ter um acesso à saude tendencialmente gratuito...
Eu já estou por tudo, farto destes especialists que confundem a profissão de governar um país com a de gerir um país.

Anónimo disse...

Este debate é necessário porque resulta sempre esclarecedor (apesar da areia lançada prós olhos). Então as autoridades não têm o dever de proteger a nossa saúde? De aconselhar vacinas, de lavar bem as mãos, etc? É claro que aquela coisa de «proibir» foi excessiva, inadequada e um bocado tola. Concedido! Mas não tardou a surgir a emenda. Para bem de todos nós, acho eu.
Se este debate levar a hesitar alguém a pôr piercings no corpo, e de depois de hesitar, desistir, viva!, este debate foi útil. Tão útil como tentar convencer um amigo a deixar de fumar. Definitivamente!
Serei teimoso?

Anónimo disse...

Ora bolas....
Aqui, não se pretende proibir coisa nenhuma !
Não confundam uma IVG com uma ferragem atravessada na língua ou outro sítio seja ele qual for .
Sempre apoiei a IVG, mas não apoio quem vai com uma infeccção de ferragens por desporto, se somos tão livres, tão livres, então, que vivam os charros as cocainas as morfinas, os speeds e toda a cangalhada que para aí há....
Somos livres, então que vivam todos so chulos todps os corruptos e todas as rebaldarias e já agora um viva grande ao Pinto da Costa...já que é livre...!!!
Tá gira esta geração ! A anterior era a geração rasca !
Esta é o quê ??
Vivam os alunos (as) que dão porrada nas (os ) profs. e viva a liberdade !!

Vera Santana disse...

Um piercing é um furo. Acho que os pais deveriam ser proibidos de furar as orelhas das filhas bebés para lá colocarem piercings, em português "uns brinquinhos". Os meus não me furaram as minhas, quando eu nasci, há meio século. Fizeram bem. Eu também não furei aos orelhas da minha filha.

Acho que deveríamos ser proibidos de comer cozido à portuguesa, sobretudo o toucinho / colesterol.
E a pele tostada do leitão da Bairrada? "Comer pele de mamífero pode matar". Não sei se também pode causar impotência ... mas pode-se propôr um estudo sobre "pele de leitão e potência dos machos latinos".

E somos proibidos de mais coisas, como por exemplo de nadar para longe a costa mesmo que se seja nadador/a olímpico/a.

E a circuncisão é permitida? Ah!

Desculpem-me mas eu defendo a Vida pelo que defendo o direito ao aborto, a eutanásia. Não aceito estas proibições.

Aceito e defendo a nomeação de proibições mutilantes e impeditivas de viver a Vida na sua totalidade: a excisão feminina (o fanado), neste caso sob forma de Lei. E aceito a nomeação, a tomada de consciência relativas a tantas outras proibições que nos são impostas em função do sexo: "menino não chora" (pois não, engole as lágrimas...), "menina não deve rir como uma desbocada" (pois não, aprenda a ser falsa e hipócrita, se quer ter poder...) "Mulher honesta não tem ouvidos" (tem direito a ter "cornos" e a fingir não saber...).

E aceito e defendo obrigações: de trabalhar com honestidade, de exercer a cidadania, de respeitar a autoridade (sim, e não estou a ser arcaica mas socióloga; é preciso que os adultos - pais e professores - indiquem claramente as regras do jogo social, não as mudem a seu bel-prazer e imponham o seu cumprimento).

Por hoje, chega.

Vera Santana

Anónimo disse...

Agora compreendo, porque razão o aparelho recreativo não me baixa !
Já não como leitão da Bairrada Há um horrrrrrrrrror de anos !