12 de março de 2008

Nojo...


Esta é a campanha publicitária a uma colecção sobre o Estado Novo distribuída com o Correio da Manhã e com a Sábado.
A campanha televisiva diz qualquer coisa como "Será a História exactamente como lha pintam?". Claro que não, claro que não é. É pior. Foi muito pior. E quem o tenta escamotear, mesmo que com insinuações e frases ambíguas, devia ter vergonha.
E pensar que houve tanta gente a lutar e a sofrer para que agora um publicitário(zeco) tenha a liberdade de escrever este nojo...

11 comentários:

Anónimo disse...

CAMINHOS PERIGOSOS ANDAMOS A SEGUIR.
VOLTA GIL VICENTE, E TRÁS CONTIGO O EÇA DE QUEIROZ.
QUE BELA LITERATURA ELES NOS IRIAM DAR, SE VISSEM AO QUE CHEGÁMOS.

Anónimo disse...

Prezada Ana:
Tem toda a razão ! ( hoje está cheia de razões ! )
Mas terá idade para afirmar que foi muito pior ? Suponho que não....Digo eu !!
Na minha opinião do que se trata é de branquear o tal período da longa noite..., já que o jornal em causa é dirigido e muito escrito por neo conservadores...Tá tudo dito !!

Ana Rita Ferreira disse...

Caro anónimo,
pelo seu raciocínio nenhum de nós poderá, então, falar do Holocausto, da I República portuguesa, do absolutismo monárquico, da Revolução Francesa... Enfim, nenhum de nós pode falar da História anterior ao seu nascimento. Deixe-me que lhe diga: esse é um péssimo argumento!
Tenho portanto mais do que idade para poder afirmar que foi muito pior, uma vez que a minha idade não interessa nada para o caso...
E, já agora, acrescento que apesar de não ser nascida na época do Estado Novo (tive essa sorte!), acho que, por razões pessoais e familiares, conheço melhor o péssimo regime que tínhamos do que muitos já então vivos e crescidinhos.

psergio57 disse...

Não admira num País que votou Salazar como o maior português (ainda que num concurso que vale o que vale). Umas vezes me espanto outras me envergonho, como dizia o Sá de Miranda...

Anónimo disse...

O anónimo tem um conceitosobre a História doentiamente subjectivo. Até parece que a vida da história só começa com o seu nascimento. Antes de cada um de nís existir já houve vida, ó anonimo tagarela. O Tarrafal e Caxias, por exemplo. eram uma invenção?

Anónimo disse...

A ditadura é má,seja qual for a sua origem politica.
Salazar foi péssimo, pois privou o país de liberdade, geriu mal as nossas economias(ex:lei do condicionamento,proteccionismos retrógados,fraca produção interna,depência das ex-colonias,etc.), e deixou grande parte dos portugueses numa profunda analfabetização, daí os resultados dos ultimos 30 anos(culturalmente falando).
Também me senti envergonhado,como português,quando vi aquela triste votação televisiva.
Pensava que com a minha idade já tinha visto muita coisa,mas afinal...

Anónimo disse...

Mas que gente mais intelectual que práqui há !!!
Já vamos no Sá de Miranda ... PÔ !!
Passemos >à frente dos "queques" só querem é musica e fardamentos .
Prezada Ana:
É claro que pode falar sobre o que desejar ! Mas uma coisa eu digo, ler o Afonso Henriques a conquistar Lx. é uma coisa !!! Escalar os muros com a fa entre dentes é outra !! Pode ser muito culta ( o que não duvido ) mas tem saber de experiências feito ??
Por isso, não se abespinhe, por julgar que é um péssimo argumento.
Eu acho que é bom...
Não nasceu na época do Estado Novo ? SORTUDA !!!! Já agora .... presunção e água Benta, cada um toma a que quer !!! Bom fim de semana.

Ana Rita Ferreira disse...

Caro anónimo, quando usei os conceitos "pessoal" e "familiar", não me referia a cultura... como é óbvio...
E é verdade: as minhas razões pessoais e familiares fazem-me saber melhor o que foi aquele regime do que muitos que o viveram, porque, como deve saber melhor que eu, muitos dos habitantes deste país, nessas décadas, não perderam 1 segundo a pensar em lutar contra ele, nem sequer em fazer-lhe a mais pequena crítica, muito menos, a dissertar sobre conceitos como "liberdade"... pelo contrário, apoiavam-no e viviam dele.
Descanse que não penso saber melhor do que o anónimo (nem do que todos os que lutaram) o que foi o Estado Novo. Como é óbvio também. Ainda me lê há muito pouco tempo para me conhecer assim tão mal.
Mas reforço que os conhecimentos e, principalmente, a legitimidade para falar de qualquer época histórica não nos advém apenas da experiência.
Espero que não diga aos seus filhos/sobrinhos/amigos mais novos/filhos de amigos/etc. que não têm idade para dizer que o Estado Novo foi mau... tal como me disse aqui a mim...
Esse argumento, mais do que péssimo, é paternalista.
E, pense bem, não seria melhor ficar feliz por haver quem, mesmo não tendo memória dessa época, não a querer ver repetida por a saber absolutamente ignóbil?
Não se esqueça que, quando os saberes de experiência feitos desaparecem, é bom que fique cá quem neles acredite e os faça predurar na memória colectiva.

Anónimo disse...

Prezada Ana:
Pelo que li do seu post, verifico que gosta muito de falar de cátedra..., pelo menos é engraçado falar pelos cotovelos daquilo que se leu e se ouviu, nunca pensei em ser paternalista, mas quando vejo e oiço treinadores de bancada começo a rir...
Parece saber que muitos portugas viveram do antigo regime... é verdade muitos deles viveram 50 anos à conta do orçamento e ainda hoje os há... evolução na continuidade !
Agora, que possa ter legitimidade para falar da História de Portugal, passada ou recente, claro que tem toda a legitimidade, agora o que eu não gostei foi do modo como o diz, parece detentora de todos os conhecimentos e que sabe de tudo e que os outros nada sabem. Isso é que me parece demais !
Por favor, escreva sobre o que entender, mas não do modo como o faz, parece o Papa a dizer a verdade mundial e tenha boas férias !!!!

Lapa disse...

Realmente...

Ana Rita Ferreira disse...

Caro anónimo, registo que não gostou do "modo" como eu disse que a História portuguesa do período do Estado Novo foi pior do que hoje a ouvimos relatada.
Confesso que ainda não percebi por que razão não gostou, uma vez que me limitei a fazer uma afirmação simples, com a qual o anónimo até concorda.
Muito menos percebi por que motivo acha que esta afirmação significa falar de cátedra. É que acho que só disse aquilo que todos sabemos...
Quanto à acusação de que o que escrevi indiciar que "os outros (quais outros, já agora?) nada sabem", acho que não podia estar mais enganado. O anónimo é que me disse que eu não tinha idade para afirmar que o salazarismo tinha sido muito pior do que hoje o pintavam, lembra-se?... ;)