14 de maio de 2008

Coisas estranhas II

O preço dos combustíveis já aumentou 15 vezes este ano. Num país normal, perguntar-se-ia: "em que gasolineira?". Neste, a resposta é tão óbvia que nem merece referência. EM TODAS, pois claro.
Toda a gente sabe que, neste país, os preços dos combustíveis são tudo menos concorrenciais, mas este desplante, que chega ao ponto de TODAS AS GASOLINEIRAS aumentarem os preços no mesmo valor e à mesma hora, já começa a ser demais! Nós não pagamos uma coisa chamada Autoridade da Concorrência?!
E, a juntar à óbvia concertação de preços entre as empresas, aparecem jornalistas a entrevistar velhotes em bombas de gasolina, perguntando-lhes o que acham da situação, em vez de ouvirem quem realmente interessa! Já não digo fazerem investigação, já não digo fornecerem-nos informações adicionais, já não digo falarem com Abel Mateus... mas, pelo menos, tocarem levemente no assunto... talvez já não fosse mau...

Daqui se concluem duas coisas: é fácil às empresas enganar consumidores, porque as instituições públicas, que existem para o evitar, não querem saber do assunto. E é fácil que toda esta situação vergonhosa e laxista se mantenha, porque nem o tradicional watchdog - os jornalistas (que nós também pagamos, na RTP e RDP...) - se dá ao trabalho de cumprir a sua função de vigilância.
É fácil dizer que se está a "investigar". O difícil é acreditar...
É fácil iniciar telejornais com "directos" da bombas do Jumbo (vá lá que não foi com Fátima!). O difícil é pensar...

2 comentários:

psergio57 disse...

Hoje ao ouvir na TSF responder à pergunta sobre se achava que os preços eram fruto de cartelização, o economista de serviço titubeou 'mas' e 'ses' ao afirmar que é preciso acabar com o clima de suspeição (deduzo que ele não vê razão para tal) e terminar o inquérito pela entidade reguladora e pa-ta-ti e pa-ta-ta. Os economistas que pontuam na comunicação social (com raríssimas excepções)não passam também de picaretas falantes a soldo que tornam mais obscuras ainda as negociatas de monopólios e cartéis.

Anónimo disse...

porque será que companhias espanholas a operar em portugal,vendem o seu produto aos preços portugueses (antes dos impostos) e não aos preços espanhois?
porque será que os tanques das gasolineiras estão com a gasolina a um determinado preço,e sem terem adquirido gasolina mais recente e mais cara(o petroleo está a subir) aumentam os preços?
a gasolina è adquirida através de contractos futuros, onde se estabelece o preço, mas os preços sobem como se essa mesma gasolina tivesse sido adquirida n opróprio dia, ao virar da esquina mais próxima.Estranho, não é!?